Os roedores costumam ser bastante comuns no ambiente urbano e, vez ou outra, dão as caras dentro das casas. Existem três principais espécies que são consideradas pragas urbanas: ratazanas, ratos de telhado e os camundongos.
Entender sobre os roedores ajuda a conhecê-los melhor e, assim, saber como evitá-los. Por isso, preparamos uma lista com doze curiosidades a respeito desses bichos.
1- Os roedores são mamíferos e há cerca de 2000 espécies pelo mundo.
2- Os roedores têm uma capacidade de proliferação muito rápida e alta. As fêmeas da ratazana, por exemplo, conseguem dar à luz cerca de 100 filhotes por ano.
3- O corpo desses animais é muito flexível, o que os permite se mover facilmente por dentro de canos e tubulações.
4- Eles têm facilidade para segurar a respiração dentro d’água, o que facilita a entrada nas casas pelos esgotos e vasos sanitários.
5- Os ratos possuem os sentidos muito bem aguçados, conseguem se localizar, aprender novos caminhos e criar atalhos com facilidade.
6- São capazes de cavar tocas nos solos, atingindo mais de 1 metro de profundidade
7- Por conta da flexibilidade, essas pragas urbanas também conseguem caminhar por estruturas horizontais, como canos.
8- Eles conseguem roer vários materiais, como madeiras, tijolos, alumínio, etc.
9- Os roedores transmitem doenças como leptospirose, peste bubônica e salmonelose
10- Outra doença pouco conhecida é a hantavirose, também transmitida por essa classe de animais. A hantavirose gera síndromes pulmonares e renais, febres hemorrágicas e pode até levar à morte.
11- Apesar de alguns serem perigosos para a espécie humana, os roedores são importantes para a manutenção do ciclo de vida biológico, já que funcionam como alimento para diversos predadores.
12- Além de ratos, ratazanas e camundongos, outros animais tidos como roedores são: capivaras, esquilos e porquinhos-da-índia.